sexta-feira, maio 11, 2007

Como Surgiu o Jornal



O professor francês Célestin Freinet, na década de 20, inovou em seu trabalho com crianças organizando aulas-passeio. Na volta dessas atividades extra-classe, os alunos estavam excitados - cada um queria contar o que vira, o que descobrira. O próximo passo foi colocar no papel todas as novidades das aulas-passeio.
Os alunos de Freinet criavam textos em seus cadernos mas, apesar do entusiasmo no momento da elaboração, os textos depois não eram lidos por mais ninguém. Acabavam ali. Freinet não se conformou com isso e teve uma idéia: por que não imprimir aqueles textos para que pudessem ser passados de mão em mão, lidos e relidos por outras pessoas? Conseguiu uma impressora, os componedores, os tipos...
O aumento de interesse por parte das crianças foi uma surpresa até para Freinet. Elas queriam ver seus textos impressos e mostrá-los para seus pais e amigos. Não se cansavam nunca!
Em janeiro de 1927, Freinet editou seu primeiro livro: A imprensa na escola, no qual explicava as inúmeras vantagens de se trabalhar o jornal escolar:
- Aprendizagem natural, sem esforço, da leitura e da escrita das palavras.
- Sentido permanente da construção de frases corretas
- Aprendizagem da ortografia pela globalização e análise de palavras e frases ao mesmo tempo.
- Sentido de responsabilidade pessoal e coletiva.
- Novo clima de uma comunidade fraternal e dinâmica
Dentre outras....
Assim começou a imprensa na escola. Desde então, disseminou-se por todo o mundo e, hoje, mais do que nunca, pode-se perceber sua importância no âmbito escolar.
E você, professor, está com vontade de tentar? Aproveite as dicas !

7 comentários:

Lita disse...

Construir um jornal é uma das tarefas mais encantadoras. Os jovens se empenham bastante quando seus trabalhos são valorizados. Este texto trouxe-nos o embasamento teórico de que precisávamos para dar continuidade ao nosso jornal.

Danthe disse...

Estou Construindo um jornal, para nós componentes do conselho editorial é encantador, pois o jornal esta levando informaçoes construtiva a categoria estudantil.
Acredito que assim podemos alcançar o progresso, uniao de forças, raças, alcançar a solidariedade e a formaçao de uma nova erá estudantil formada por jovens capazes de revolucionar seu meio de convivência.
Sou aluno de uma rede Publica Estadual e acredito no oq eu represento, a categoria estudantil.
Danthe Gois

Mirian disse...

Tambem dou um maior apoio...
Nós estudantes precisamos de um meio para espor nossas ideias.
Danthe vc esta de parabens nesta atitude, creio q vc nao esta sozinho nessa, mas com certeza e um grande insentivo.E mto bom saber q ainda existe pessoas q acredita no progresso, e q melhor q acreditar "manda ver".
Parabens.

Danthe disse...

Muito obrigado!!!
Como o tempo passa!!
abraços, muita força, perseverança e fé na sua jornada!!

Rondonistas em Corumbá/MS disse...

Muito boa a postagem...!

Anônimo disse...

não entendi nada que esta escrito

Anônimo disse...

e f imagina sredachei legal essa explicasao porque efasel de enterder
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