sexta-feira, maio 11, 2007

Tipos de Jornais



Jornal Mural
É mais simples? Claro. Mas nem por isso menos interessante! Defina um bom local (onde transite muita gente) para montá-lo e faça a equipe se esmerar na composição. A criatividade manda nessa hora. Que tal montar uma árvore com textos e imagens?

Jornal Mimeografado
O mimeógrafo é uma máquina onde se costumava imprimir provas ou desenhos. ainda é bastante utilizada e serve também na hora de montar um jornal escolar. É barato e fácil de manusear.

Jornal Xerocado
Método bastante utilizado para a produção de jornais amadores, pois o resultado da impressão se parece mais com a profissional. Uma das vantagens do jornal xerocado é poder optar entre fazê-lo no formato convencional, com a folha aberta e no sentido vertical, ou dobrar as folhas ao meio, no sentido horizontal, e encaixar uma na outra, como uma revista.
Basta datilografar os textos e montá-los, com títulos e imagens nas folhas e depois xerocar.

Jornal Informatizado
Utilizando alguns programas como Word ou Page Maker é possível fazer um trabalho muito bonito e moderno. Ainda se torna viável utilizar imagens de programas como o Print Artist.
Caso a escola possua um scanner, fotos e imagens scaneadas ilustrarão as matérias. Mas é bom lembrar que, para utilizar esses recursos, um certo conhecimento técnico é necessário.
A impressão pode encarecer o jornal. Portanto, uma opção mais barata é xerocar a folha impressa.

Terminou?
Não! Divulgar bem o jornal escolar e fazê-lo chegar às mãos não apenas dos alunos, mas da comunidade em geral, é o último passo. Afinal, ninguém quer ter esse trabalhão todo para depois não colher elogios. Concorda?
Agora, arregaçe as mangas e.....
Bom trabalho
!

3 comentários:

Unknown disse...

gostaria de saber se vc conhece algum video relacionado ao tema.

Anônimo disse...

claro add no orkut q eu te mando os sites

Anônimo disse...

Adorei a orientação que bom termos criações expontânea capaz de ajuda outros contribuindo para o conhecimento